Projeto Banda Amynthas faz apresentações na comunidade como contrapartida da LPG

 



No dia 18 de março de 2024, aconteceu na Associação Casa de Idosos, no bairro Morretes, a segunda apresentação da Banda Amynthas e Cia, que é uma banda formada por integrantes da Associação Terapêutica Sitio Caminho Novo num projeto financiado pelo Edital 02 - LPG Outra Areas, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo em Balneário Piçarras.
O projeto foi aprovado pelo edital da Fundação de Cultura em 2023, com o objetivo de aplicar os R$ 6.500,00 em compra de instrumentos musicais para a formação da banda, apresentação em entidades do interior e formação musical para os internos da associação e comunidade.
 Segundo o proponente do projeto, Mario Amynthas, a ideia inicial do coletivo de internos era comprar três violões eletricos, três meias lua e três carrons e teclado, mas no início do ano se percebeu a necessidade de modificar essa compra e ampliar o número de instrumentos conforme as necessidades e aptidões dos internos da entidade. " Por isso mudamos. A ideia foi abranger mais pessoas com interesse em aprender a tocar algum instrumento musical como forma de aprendizado extra curricular, inserção social e a participação ativa da sociedade local e a possibilidade de abrir uma porta de trabalho", destaca. Por isso, o projeto modificou os itens de compra para 1 teclado, 1 cajon, 5 violões com capa, 1 violão infantil, 1 violão tagima, 4 escaletas, microfone, pedestal e outros itens para a os violões e cabos para realmente montar apresentações para as comunidades locais.
Depois de várias aulas de instrumentos para Internos do sitio Caminho Novo e alunos da comunidade, forma feito ensaios com a banda formada por Mario e internos do sitio, e realizada duas apresentações na comunidade. Uma para familiares e visitantes do Sitio Caminho Novo. 
Uma segunda apresentação da Banda Amynthas & Cia, foi realizada na Associação Casa de Idosos de Balneário Picarras, também no bairro Morretes, interior do Município.
"O projeto do Mário e esse financiamento da Lei Paulo Gustavo foi muito importante pra gente aqui. Uma chance de usar a música como terapia, como aprendizado e também como forma de retribuir á comunidade um pouco do que a gente faz e se empenha. Além disso, como interno, o Mario também fez a doação dos intrumentos à entidade. Assim, sempre haverá cursos aqui para todos os que entrarem, e para a comunidade vizinha também que sempre está aqui usufruindo dos cursos, teatros e espaços culturais que temos á disposição", destaca Gilberto Cardozo, presidente da AT Sítio Caminho Novo e Casa de Idosos de Balneário Piçarras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro Cultural Luiz Telles

Fundação de Cultura abre inscrições para 23 oficinas culturais - Inscrições até dia 9

Prédio da antiga SAP vira patrimônio da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras