Fundação de Cultura prepara 1ª Mostra de Cartões Postais

 


 

Resgatado das gavetas e das coleções empoeiradas, o cartão-postal, há um ano, tem seu lugar cativo no calendário mundial. Desde 2020, o 1° de outubro é celebrado como o Dia Mundial do Postal. A data foi escolhida porque é o dia em que em foi emitido, em 1869, os primeiros postais pelos correios da Áustria.

Este ano, a Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras resolveu dar espaço aos amantes dos postais mostrarem suas coleções e revelar um pouco como o município divulgava seus principais pontos turísticos. A 1ª Mostra de Cartões Postais de Balneário Piçarras terá abertura no dia 1º de outubro, durante a 6ª Feira do Livro, e ficará em exposição no Centro Cultural Luiz Telles até o dia 12 de outubro.

Segundo a organizadora da exposição, a diretora de Gestão da Fundação de Cultura, Danielle Heidenreich Garcia, a exposição quer revelar imagens diferentes de Balneário Piçarras. Mas não só. “Queremos tirar das gavetas as coleções, incentivar as pessoas a colecionarem ou trocarem postais e estimular as escolas a mostrarem a seus alunos a paixão de muitos brasileiros, que curtem divulgar o lugar onde se vive através dos postais”, destaca Danielle, que é colecionadora também.

 

Onde surgiu

O idealizador do Postcrossing, o português Paulo Magalhães, conta que a ideia da data surgiu a partir do sucesso das comemorações dos 150 anos dos postais, em 2019. “Queremos que mais pessoas – e não só os postcrossers – se juntem a essa celebração mundial de felicidade, enviando postais a amigos, familiares, colegas de trabalho ou até a desconhecidos”, comenta.

Com as hashtags #PostcardRevolution2020 e #WorldPostcardDay, o movimento ganhou um site que reúne eventos e atividades previstas para todo o mês de outubro, em vários países. O espaço também indica formas de se engajar às celebrações, como imprimir o postal oficial da data e enviá-lo, além de oferecer planos de aulas para professores ensinarem seus alunos a escrever os primeiros postais e a aprender como os correios funcionam. Disponíveis em diversas línguas, inclusive o português, as atividades podem ser adaptadas a diferentes níveis de ensino. Entre e conheça https://worldpostcardday.com.

 


Conexão

Foi considerando essa capacidade de conectar pessoas do mundo inteiro que nasceu o projeto Postcrossing. É uma rede social diferente. Ao invés da interação virtual, faz milhares de pessoas se comunicarem por meio dos Correios. A rede já possui mais de 700 mil membros, sendo pouco mais de 9 mil do Brasil. Em mais de uma década de projeto, já foram enviados mais de 53 milhões de postais.

Segundo o site, o Brasil é apenas o 19º em número de membros no projeto, com cerca de 9,4 mil usuários. O líder do ranking é a Rússia, com mais de 99 mil membros ou 12,8% de todo o site.

 

Saiba como participar do Postcrossing

Primeiro, o usuário precisa acessar o site https://www.postcrossing.com/  e criar um cadastro. E aí ver as orientações sobre com quem poderia se relacionar e para quem enviar postais.

1 – Ao clicar em “enviar um cartão postal”, o usuário recebe o endereço e o perfil escrito do destinatário. Além disso, recebe o código do cartão (ex.: BR-123456). Depois, escreva uma mensagem. Fale sobre o cartão ou conte uma história. Use a criatividade!

2 – Então, é só levar a uma agência dos Correios e fazer a postagem. Caso você tenha selos, pode deixar em uma caixa de coleta dos Correios.

3 – Aguarde o destinatário receber o postal… Quando receber, ele precisará do código do cartão para registrar no site.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro Cultural Luiz Telles

Fundação de Cultura abre inscrições para 23 oficinas culturais - Inscrições até dia 9

Prédio da antiga SAP vira patrimônio da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras